quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Faça a diferença na vida de alguém - SETEMBRO AMARELO


Oi, oi gente! Vou começar um dos primeiros posts do blog falando de um assunto muito importante: a campanha do Setembro Amarelo! Esse foi o mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio, um alerta para o Brasil e o mundo que acontece desde 2014. O objetivo da campanha é prevenir e ajudar pessoas com esses problemas. Uma coisa super relacionada com o tema é a depressão, por isso quis trazer algumas coisas relacionadas a doença no nosso dia.




Quem nunca falou ou ouviu as frases: "Queria dormir para sempre."; "Queria fugir e desaparecer."; "Não aguento mais essa vida!" Literalmente dizendo, "Quero morrer."
Tudo pode começar com uma frases dessas, ditas por desânimo, tristeza, pressão psicológica... Porém a depressão não é só a tristeza, é o que resta dela. É viver esperando que amanhã a vida acabe por isso precisamos ficar atentos a TODAS as pessoas, qualquer pessoa, próxima ou não, que seja no metrô, na rua, no trabalho. Chame para conversar, sabia um desabafo por mudar tudo?

Digo isso por experiência própria, uns anos atrás tive um amigo que estava com uma tesoura na mão para se suicidar e trocou mensagem de texto comigo. Claro que eu prontamente comecei a dar conselhos positivos para ele, dizendo que estava do lado dele e enviei um "Eu te amo". Simplesmente ele desistiu e veio correndo pra minha casa, estava gelado, nos abraçamos e conversamos. Tudo ficou bem.

Daí esse ano, sabe aquelas publicações do Facebook que você ver por um acaso? Pois é, uma super amiga da época da quinta série colocou que estava triste. Não é querendo me gabar, mas eu sempre fui de querer ajudar todo mundo, fui lá perguntar o que houve. A resposta dela me chocou mais uma vez: "Você acha que alguém iria sentir minha falta se eu morrer?"

 Ela tem depressão diagnosticada. É daquelas meninas que os caras vêem e acha linda de cara sabe? Se eu fosse homem certamente ficaria com ela, mas aí nas aparências que nos enganamos muito né? Ela desabafou muito também comigo, contou que a mãe humilha ela dentro de casa, fala horrores, xinga...coisas que não vou expor aqui. Mas imagina como fica a mente dessa moça maravilhosa, fica super triste e desanimada com a vida.



Graças a Deus eu pude estar do lado dessas pessoas nesses momentos ruins, e fiz tudo que eu puder para elas se sentirem melhor. O suicídio e a depressão, que vem junto, precisam ser dialogados  no nosso dia a dia. Parece uma extrema bobagem, mas pode salvar uma vida. E não custa nada né?

Só em 2014, mais pessoas morreram por suicídio do que por HIV e guerras juntos. É importante falar do assunto abertamente, com todo mundo, muita gente vive distraída por aí, parecendo não se importar, somente porque não abriram os olhos ainda. Mesmo dentro de casa existem pais que não conversam com os filhos, irmãos que colocam o outro para baixo. Como você acha que essas pessoas se sentem? Super mal, porque além de ter preocupações, com estudos, trabalho, ainda lidam com a insegurança própria. Nesse mundo existe muitas pessoas querendo pisar em cima do nosso sucesso, vejo pessoas maravilhosas se achando as piores do mundo por causa de uma palavra mal dita, mas acredito também que existem muitos corações bons para dar amor!




Vamos espalhar mais coisas boas por onde a gente for, e lembrar a todos como são importantes para nós ou para alguém, e a dar valor a vida que tem. Todos problemas passam e precisamos acreditar no futuro!



Comenta aqui se você já ouviu ou disse essas frases, já ajudou alguém, já se sentiu assim?

ME ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS!
Fanpage | Instagram | Twitter 
Snapchat: detalhada | Email: cristineellenblog@gmail.com


18 comentários:

  1. Assunto extremamente relevante, vamos da atenção a todos ao nosso redor, nunca se sabe quem está tão triste a ponto de querer parar de viver!

    ResponderExcluir
  2. Nossa que bom você estar divulgando, essa campanha. Muitas pessoas estão pensando em tirar, a própria vida. Tenho certeza que podemos ajuda mais.

    Www.jusantiago.com

    ResponderExcluir
  3. Que amor seu post <3 quanto mais pessoas compartilhando a campanha e a importancia de se conversar sobre, melhor, né?

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo post amore <3 Estou achando muito bom quantas pessoas resolveram falar sobre esse tema, isso é muito importante <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Amei esse teu post! É muito bom tocar nesse assunto,já que atualmente está ocorrendo muitos casos de depressão e mortes por conta dela!
    Beijos,
    www.hitsdomomento.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei ler este post e saber de tudo que você vivenciou. Tão bom saber que há pessoas se preocupando com as outras. Nunca fui diagnosticada, mas já me identifiquei com n sintomas da depressão. Nunca tentei suicídio apesar de já ter pensado muito e já ouvi um "vá se tratar" dito da forma mais pejorativa possível e claro, foi horrível. As pessoas costumam ignorar as outras sabe? Às vezes os motivos e ações estão aparentes, mas a gente não se preocupa com o próximo... Acha que amanhã vai estar tudo bem, mais um dia normal e de repente, ficamos em choque com mais uma noticia trágica de suicídio! É uma pena que casos estejam mais próximos de nós e frequentes do que imaginamos.
    É assustador saber que muitas pessoas passam por isso, lidam com depressão, e sequer imaginamos. Seria muito gratificante saber que essas pessoas não estão sozinhas.

    Juhlihipy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Juliana, é claro, por isso devemos sempre mostrar pra quem a gente puder o quanto nos importamos e tentar ajudar de todas as formas né? Mostrar que somos diferentes.
      Muito bom ouvir sua história e qualquer coisa estou aberta pra conversar! Obrigada <3

      Excluir
  7. Adorei o post, o assunto abordado é importantíssimo e eu fico muito feliz em ver que cada vez mais as pessoas têm se preocupado com isso. Felizmente, nunca tive depressão, mas já fui próxima de pessoas que tem/tiveram e sei como é importante cada coisa que falamos para quem sofre com isso. Precisamos ajudá-las e apoiá-las, é nosso dever jamais xingá-las ou dizer que isso "vai passar". Depressão é doença e precisa de tratamento, as pessoas precisam enxergar isso, né?

    Parabéns pelo post, moça =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Mariana, precisam de apoio e ajuda médica sim.

      Muito obrigada pela sua visita!

      Excluir
  8. Taí um assunto relevante de se falar. Todos nós conhecemos alguém que possui depressão (ou tivemos depressão) e, ainda assim, é uma doença que mantém uma aura de mistério, porque ninguém parece entender de fato o limite da tristeza humana e da doença. Gostei que abordou o tea no blog!

    blogdeclara.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim Clara, por isso que todos precisamos passar por um psicólogo sempre que achar necessário tbm!

      Excluir
  9. Suicídio é um assunto muito sério, que até pouco tempo atras a mídia evitava falar pois achava que poderia ter um retorno negativo. mas graças as redes sociais essa questão está sendo abordada, e todo mundo está se abrindo para falar sobre. Achei o máximo a campanha. Gostei muito da forma como colocou o assunto por aqui, ta certíssima! <3

    garimpomag.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos dialogar, senão pessoas acham que o problema está só com elas e não tem solução né? Mas tem sim!
      Obrigada pela visita <3

      Excluir
  10. Seu blog tá lindo, Ellen :)
    Muito bom o texto! Discutir sobre assuntos desse tipo é muitíssimo importante. Eu já conheci pessoas que tiveram depressão ou traços bem próximos de uma, e sei que é de extrema relevância, trocarmos, pelo menos, umas palavras de carinho.

    Bjs.
    Parabéns pelas iniciativas nas situações descritas. Bom ter uma amiga que possa apoiar nos momentos difíceis.

    ResponderExcluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo